We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

BASALTO

from Viseu by Círculo de Fogo

/

about

BIOGRAFIA

Em janeiro de 2015 ocorreram os primeiros encontros entre António Baptista (guitarra), Nuno Mendonça (baixo) e João Lugatte (bateria). As Jams incentivaram a procura de uma identidade, a qual começou a ganhar forma e orientação passados três meses, surgindo assim os primeiros riffs do tema “I”. A opção de seguir a numeração romana visa demonstrar a evolução da banda e a procura de novos caminhos a trilhar.
Os sons produzidos tendem para uma fusão de Stoner Rock com Doom Metal, pesando o facto de serem ouvintes de Black Sabbath, Motörhead, Discharge, Metallica e de muita música underground.
Entrando em 2016, o trio viseense gravou as primeiras seis faixas no Villa’s Resort, espaço onde também ensaiava. Captado, misturado e masterizado por António Baptista, procurou-se fidelizar na gravação o som “live” da banda, culminando numa sonoridade rude em detrimento da qualidade e definição das próprias músicas.
Estrearam-se ao vivo na festa de lançamento do álbum homónimo em maio de 2016, seguindo-se uma série de concertos em Portugal e Espanha, partilhando o palco com It Was The Elf, Earth Drive, Black Bombaim, For The Glory e Crude, entre outros grupos.
Em outubro de 2017 investiram na gravação do novo trabalho de originais, com António Baptista a assumir novamente as funções de produtor, procurando desta vez realçar o detalhe e a força na música, desde que não ofuscasse o som progressivo e tipicamente Jam da banda, bem como reflectisse uma continuidade e evolução da identidade de Basalto, a qual ambicionava atingir novas reflexões internas e planos musicais. “Doença” teve uma aura mais negra, espelho de sentimentos e características até então não exploradas pelos três músicos. Este segundo álbum fez-se acompanhar de um texto de Martim Sousa, o qual traduziu tudo aquilo que o Homem pode ter de intelectualidade negra e obscura, sentimentos esses por vezes desperdiçados em detrimento duma realidade social e intelectual que absorve as mentes da sociedade atual.
Motivados pelas boas reações da crítica e do público cativado em dezenas de concertos, incluindo as participações no Mangualde HardMetalFest e no Vagos Metal Fest, a banda em agosto de 2019 entrou novamente em estúdio, uma vez mais com António Baptista a captar, misturar e masterizar. O terceiro álbum “Odor” com as faixas “XIII”, “XIV”, “XV” (youtu.be/CA0-ISJJxFk) e “XVI” foi editado no dia 1 de novembro de 2019 e possuiu a alma Jam e Doom mais aprimorada, tendo por base outro poema de Martim Sousa inspirado naquilo que são os odores desta vida, sejam eles sentimentos ou factos.
O mais recente trabalho foi lançado em dezembro de 2020 com o selo das editoras Doomed Records e BoneSaw Entertainment. O EP "Cólera" saiu fisicamente no formato de 10" vinil e abarca os temas "XVII" (youtu.be/uLvd4q2xork) e "XVIII".
A viagem continua. Existem mais sentimentos por descobrir!

lyrics

"XV"
[Tema do álbum "Odor" de 2019]

E carne fora exala, freme, ofegante queima, no chão,
Já quase enxuta, apodrece, pungente cai e fundo grita.
Do poço ao mundo, trilhos agros fedem;
Nos pulsos quentes, sulcos de noites baças
Exalam os amargores das poeiras glaucas;
Do centro do tédio, a osmologia haure.

credits

from Viseu, released September 21, 2015
-
BASALTO
BandCamp: basalto.bandcamp.com
FaceBook: facebook.com/basaltodoom
YouTube: www.youtube.com/channel/UCeORJJvc-8R_TdDbRNf3fpQ
E-Mail: tecnicdeath@hotmail.com

license

all rights reserved

tags

about

Círculo de Fogo Portugal

Are you into Metal & Rock made in Portugal?
Info tracks and free downloads for promotional purposes.
Musical selection by Luís Filipe Neves, gestual paintings by Pedro Albuquerque, logo by Christophe Szpajdel.

contact / help

Contact Círculo de Fogo

Streaming and
Download help

Report this track or account

If you like Círculo de Fogo, you may also like: